Transplante de Córnea

O transplante de córnea é, talvez, o mais antigo na história da medicina. Há 115 anos, era realizada a primeira cirurgia de transplante de córnea, mas só na década de 40, foram obtidos os primeiros resultados positivos. Vinte anos depois, quando tiveram início os primeiros transplantes de órgãos, a cirurgia com a córnea já havia atingido um estagio em que os transplantes passaram a ser uma rotina.


Segundo o Dr. Waldo Pessoa, os transplantes de córneas quase sempre são bem sucedidos e o ideal é que a cirurgia seja feita em tempo hábil, mesmo que se tenha condições de conservar a córnea até 30 dias. O beneficio de transplante de córnea é grande, mas gostaria de lembrar que é preciso prevenir as causas da cegueira, diz o Dr. Waldo, acrescentando que apenas pode voltar a enxergar através de um transplante de córnea, quem é portador de cegueira corneana.

Os outros tipos de cegueira não são resolvidos com transplante. Para quem convive diariamente com os 80 internos do Instituto dos Cegos, o Dr. Waldo conta que é uma realidade triste, porque eles ficam com a mania de examinar os olhos, na esperança de um dia receber a notícia de que vão voltar a enxergar se fizer a cirurgia. Mais sério do que essa expectativa é a denúncia que fez o médico: "é crescente o índice de cegueira, principalmente a cegueira carencial. A cada ano aumenta o número de crianças com idade entre 10 e 12 anos que ficam cegas, pela falta de consumo de leite, proteína e carne".

"Embora existam outras causas para a cegueira, a mais expressiva é a falta de defesa pela carência alimentar. Agora é que estão aparecendo os resultados desses anos todos em que não houve nenhum plano de saúde para a população, tanto a Secretaria de Saúde como a de Educação têm planos de prevenção, que não são executados.

Dr. Waldo Pessoa de Almeida

0 comentários:

Postar um comentário