O MAL DA FUMAÇA VULCÂNICA



Além de prejuízos financeiros incalculáveis citados em jornais e outros veículos de comunicação, podemos também ter nossa saúde comprometida seriamente pela inalação de fumaça ou gases provenientes das erupções vulcânicas.

O Dióxido de enxofre é parte de um grupo desses gases conhecidos como "os óxidos de enxofre." As maiores fontes de emissões de SO2 são provenientes da queima de combustíveis fósseis em usinas de energia e instalações industriais. Na natureza, o dióxido de enxofre pode ser lançado para o ar a partir de erupções vulcânicas. No ar, ele pode ser convertido em ácido sulfúrico, trióxido de enxofre e sulfatos.

A inalação de dióxido de enxofre é associado com aumento de sintomas respiratórios e as doenças, dificuldade em respirar e a morte prematura. Também ocorre queima do nariz e da garganta e obstruções das vias aéreas graves, broncoconstrição e aumento de sintomas de asma. Estes efeitos são particularmente importantes para os asmáticos com taxas elevadas de ventilação.

Estudos também mostram uma ligação entre a exposição a curto prazo e o aumento no atendimentos e internações hospitalares por doenças respiratórias, especialmente em populações de risco, incluindo crianças, idosos e asmáticos.

Outros efeitos associados à exposição a longo prazo do dióxido de enxofre, em conjunto com níveis elevados de partículas de fuligem, incluem doenças respiratórias, alterações na defesa dos pulmões e agravamento de doença cardiovascular existente.


Mais informações:
Agência para substâncias tóxicas e registro da doença Divisão de Toxicologia e Medicina Ambiental em Atlanta

0 comentários:

Postar um comentário