Curiosidades

Entrar na água após as refeições faz mal?

Tomar banho ou mergulhar na piscina após comer não trás nenhum risco. Prém, é bom fazer um parêntese aqui. Quando comemos, o corpo desvia boa parte do débito sanguíneo em direção ao trato digestivo para facilitar a digestão. Se fizermos algum exercício como correr ou nadar, parte deste sangue vai para os músculos e prejudica o processo de digestão. Banho quente também pode ter efeito semelhante, por causar dilatação de vasos da pele e desviar o débito sanguíneo.
Logo o problema não é a água em si, e sim o fato de que, qume entra numa piscina, costuma fazê-lo para nadar ou se exercitar. Se for apenas um banho refrescante, não há problema algum.

Raspar o cabelo faz com que ele cresça mais grosso e escuro?

Apesar de ser uma teroia famosa, as evidências mostra que ela não passa de mito. Priemiro porque ao raspar o cabelo, não se atinge a raiz de mesmo e, portanto, não faz diferença raspar ou cortar com tesoura.

Alguns fatores favorecem esta confusão.
Primeiro, a bardo de um adulto é mais encorpada que a do adolescente por fatores hormonais. Como o homem começa a se barbear na adolescência o senso comum sugere que essa engrossou devido as sucessivas raspagens.
Segundo, conforme o pêlo cresce, ele fica mais fino nas pontas e ao raspá-lo, ficamos com a impressão de tê-lo engrossado.
Terceiro, conforme o pêlo cresce ele é mais exposto a luz solar e a substâncias químicas que o faze ficar mais claro. Quando raspamos, deixamos apenas a pequena parte mais escura que ainda não teve tempo de clarear.

Mais informações: http://www.mdsaude.com/2009/04/mitos-sobre-saude.html

0 comentários:

Postar um comentário