SUOR NAS MÃOS, PÉS E AXILAS - HIPERIDROSE


É uma desordem caracterizada por sudorese excessiva em determinadas partes do corpo, como por exemplo, mãos (hiperidrose palmar), axilas (hiperidrose axilar), pés (hiperidrose planta). Este distúrbio é em conseqüência de um comando anômalo do sistema nervoso simpático que é um sistema autônomo, sobre o qual, não temos nenhum controle.
É uma doença não muito rara pois acomete de 1 a 2% da população, porém, é uma situação extremamente desagradável, em que o indivíduo pode muitas vezes se encontrar em situações embaraçosas, como, não poder cumprimentar as outras pessoas, ou mesmo, estar permanentemente com as roupas molhadas na região axilar. A sintomatologia inicia-se na infância, na adolescência, e até mesmo na vida adulta, podendo existir ocorrência familiar.
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, sendo o segundo mais eficaz.

Técnica cirúrgica
A cirurgia é realizada com anestesia geral por videotoracoscopia, que é uma técnica minimamente invasiva. Atravéz de uma pequena incisão de 2 cm na região submamária nas mulheres, e, perialreolar nos homens, por onde entra uma ótica para visualização da cadeia simpática, e outra, de 1 cm na região axilar por onde entra uma pinça para a secção do nervo simpático no nível em que se pretende seccioná-lo.
Para sudorese facial, secciona-se o T2, que fica ao nível da segunda costela; para a sudorese palmar, o T3; e, para a axilar, o T4 e T5.
O paciente permanece internado por 24 h, no pós-operatório imediato. Pode sentir dor torácica ao nível da omoplata, que costuma ceder com uso de analgésico comum. O paciente volta às atividades normais em dois ou três dias. O efeito da cirurgia é imediato e o paciente já acorda com as mãos e axilas secas e quentes.

Contra-indicação
A cirurgia é contra-indicada em pacientes com problemas cárdio-pulmonares, distúrbios de coagulação, neoplasias, obesidade extrema, cirurgia torácica prévia, seqüela de tuberculose e empiema pleural.

Efeitos colaterais
Aproximadamente 50% dos pacientes apresentam hiperidrose reflexa no abdome, dorso ou pernas, que é um aumento da sudorese nestas partes. A intensidade desta sudorese varia de pessoa para pessoa. Na maioria absoluta das vezes, é bem tolerada pelos pacientes. Convém salientar que esta sudorese é irreversível.

0 comentários:

Postar um comentário